História

Em 1900 Jayme Inácio dos Santos, um dos nomes maiores da arquitetura aveirense e nacional do primeiro terço do século XX, com conhecidos edifícios Arte Nova espalhados pelo distrito, casa com Teresa Cunha dos Santos, herdeira de uma quinta com casa de campo, provida de adega, currais, pombal, celeiro e demais instalações de apoio à atividade agrícola. Havia também uma mina de água e uma nascente, que alimentavam 2 represas e vários tanques. No princípio do século XX Jayme Inácio dos Santos dotou a casa das comodidades necessárias à sua utilização para fins-de-semana e férias.

(Jayme Inácio dos Santos marcou de forma indelével as Termas da Curia, onde foi o arquiteto permanente da sociedade de Águas da Curia e procedeu a obras fundamentais ainda hoje distintas, como a “Buvete” com a sua bela cúpula).

O primitivo nome da quinta era “Quinta do Fandango”, mas o povo das redondezas cedo a crismou de Quinta de Santo António, mercê das graças pedidas a uma pequena imagem do santo em barro, que vigiava do seu nicho uma fresca nascente de água e onde as pessoas acorriam a ofertar flores pelos milagres concedidos.

Ao longo de mais de um século a quinta foi sendo amputada pela venda de várias parcelas de terreno.

Este recanto idílico foi também sacrificado, nos anos 50 do século passado, ao avanço da civilização – a construção da estrada 109 – que engoliu a fonte com o seu nicho e a mina de água e cortou a quinta ao meio.

Nos anos 60 os estábulos da antiga casa rural foram convertidos em requintado salão, conservando o seu belo travejamento original e as mezanines nos topos, onde outrora se guardava o feno.

Funcionou muitos anos como galeria de arte.

Também existiu nos finais dos anos 70 uma oficina de cerâmica artesanal – A cerâmica de Santo António,

Agora em ambiente urbano – a cidade de Aveiro – o restaurante da Quinta de Santo António surge como um pequeno oásis, aliando o bucolismo dos seus jardins ao rústico elegante dos seus edifícios.

Tel.: +351 234 117 368
Tlm.: +351 910 840 033
Mail: info@quintadesantoantonio.pt

Morada: Rua Elísio Filinto Feio, 26
3800-263 Aveiro, Portugal
GPS: 40,654180; -8,620511

Terça – Sábado: 12:50 – 15:00,
19:30 – 23:00
Domingo: 12:00 – 15:00